NASI LANÇA BIOGRAFIA E REVELA NOVAS POLEMICAS SOBRE O FIM DO GRUPO

24/09/2012 09h53 –

Cantor lança biografia e revela novas polêmicas sobre o fim do grupo.
Ele ainda afirma que o país carece de ‘poetas’ e músicos transgressores.

 Lívia MachadoDo G1, em São Paulo

Triângulos amorosos, rinha de egos, drogas e traições são os ingredientes do coquetel molotov que deu fim à banda de rock Ira! em 2007, após 26 anos de estrada. A combinação explosiva pode ser revisitada na biografia autorizada de Nasi — ex-vocalista e líder do grupo, fundado nos anos 80 — escrita por Alexandre Petillo e Mauro Beting.

Nas estatísticas do cantor, apenas 20% da obra “A ira de Nasi” aborda novas e antigas polêmicas sobre o extinto conjunto. Embora tenha mensagens claras destinadas a cada um dos antigos parceiros nas páginas finais, ele garante que o livro não é uma provocação. “Não fiz para agredir ou passar a mão na cabeça de ninguém.” (Veja a entrevista no vídeo acima)

Nasi em foto que foi usa da capa do livro 'A ira de Nasi', biografia do cantor lançada pela editora Belas Letras (Foto: Fabiana Figueira/Divulgação)Nasi em foto que ilustra a capa do livro ‘A ira de Nasi’, biografia do cantor lançada pela editora Belas Letras (Foto: Fabiana Figueira/Divulgação)

Em entrevista ao G1, Nasi avalia com acidez o cenário nacional do rock e diz não temer que o livro sepulte oficialmente a banda. “Não tenho medo disso. Não estou nem ai se o Ira! vai voltar um dia. Estou muito bem do jeito que estou.” Para que houvesse uma turnê de despedida, seria necessário, antes, que ele e o guitarrista Edgard Scandurra tivessem um debate franco, numa espécie de acareação.

“Só deveria voltar se realmente eu e o Edgard sentássemos juntos pra conversar. Olha, a gente se magoou, se machucou, vamos fazer uma turnê de despedida? Vamos falar o que está engasgado um pro outro, fechar isso. Se tiver que sair no tapa sai, como é em várias atividades, no futebol, e no rock acontece muito. Mas isso não vai acontecer. Não consigo ver por causa do Edgard, pelo jeito dele. Um poço de sensibilidade.”

G1 – O convite para escrever sua biografia partiu da editora, mas você sentia vontade do registro e de dar a sua versão dos fatos?
Nasi – Não tinha parado pra pensar nisso ainda. Minha versão já tinha saído de maneira bem presente na mídia. Não sentia essa necessidade, mesmo porque o livro não tem a intenção de ser um acerto de contas, a palavra final. Acho que ele fala 20% dos meus aspectos da separação do Ira!, ou novidades que levaram a separação da banda.

G1 – Por que não tem fotos do Ira! no livro?
Nasi – Achei por bem e por precaução judicial não explorar a imagem de ninguém que não fosse a minha pessoa, ou de músicos que estão em contato comigo. A forma como o Ira! acabou, por mais que não tenha litígios judiciais, a ferida ainda está um pouco aberta. Não queria que amanhã ou depois alguém chegasse e falasse assim: “olha, o uso indevido da minha imagem”. Infelizmente isso são coisas que permeiam as biografias. Pra não deixar margem à dúvida, e como é algo centrado na minha pessoa, procurei não utilizar a imagem dos outros membros. Canja de galinha e cuidado não custam nada.

G1 – Em uma das entrevistas da biografia você diz que o melhor disco do Ira! nunca foi gravado. Isso é um assunto pendente, uma frustração, ou apenas uma constatação? 
Nasi – É uma constatação. Não digo uma frustração, mas uma lamentação, porque o Ira! teve um período criativo muito bacana de 83 até o final de 84. Era um período em que nos dividíamos em outros trabalhos. Era quase um movimento que existia em São Paulo, do rock paulistano. Eu acho que desse curto período o Ira! teve uma sonoridade muito particular que não se repetiu em outras obras. Um punk ácido, dissonante, muito intenso, um repertório que depois, algumas dessas músicas foram lançadas até como complemento de outros álbuns, mas totalmente fora de contexto. Lamento que naquela época estivéssemos à margem da indústria. Tínhamos um contrato com a Warner, mas estávamos na geladeira da gravadora. Se tivéssemos registrado, eram músicas difíceis de tocar em rádio, mas de uma intensidade, um trabalho, uma versão que só quem viu naquela época pode conferir.

Nasi no bar Mojave, em São Paulo (Foto: Divulgação)Nasi em foto feita no bar Mojave, em São Paulo
(Foto: Divulgação)

G1 – No capítulo 12 da obra você afirma:‘Víamos o rock nacional se transformar em uma imensa bosta, sendo vendido como mercadoria de quinta categoria’. Acha que conseguiram conter esse movimento? Como analisa a produção hoje?
Nasi – Toda vez que um movimento hegemônico se apresenta, não interessa qual é o gênero musical, o mais prejudicado é o próprio estilo. Apesar da década de 80 ter gerado artistas seminais como Barão Vermelho e CazuzaRenato Russo e a Legião Urbana, Titãs, Ultraje [a Rigor], pra cada um desses existiam 10 Dr. Silvana [banda de rock carioca], e outras porcarias que falavam em nome do rock e preenchiam os programas de auditório. O rock se desgastou muito nessa época. Como gênero musical, deixou que suas principais características de rebeldia, discurso e atitude e até de uma música mais agressiva, fosse passado para um gênero que virou, em muitos momentos, comercial de sandália Melissa. Sobre agora: antigamente era pior, depois foi piorando. Apesar de trabalhos muito legais como O Rappa e Planet Hemp, tivemos um declínio importante de discurso. Faltaram, tirando essas poucas exceções que eu citei, novos poetas. Mas acredito que a criatividade é cíclica. Novamente virá um gênero que agrida as convenções estabelecidas.

G1 – Se antigamente para cada banda boa de rock existiam ’10 porcarias’, hoje qual seria a sua estatística? 
Nasi – Hoje não tem mais bandas boas.

G1 – Na biografia, você diz que exagerou na famosa entrevista a uma revista masculina, em 2006, ao declarar que já tinha transado com 1150 mulheres. Você realmente contabilizou suas conquistas? 
Nasi – Óbvio que eu nunca contei. Mas eu tenho minha avaliação de quantos shows eu já fiz na vida. Poderia dizer pra você como um homem que viveu bastante nesse sentido, como um cantor de rock solteiro, que eu tive pro número de shows que eu fiz, que passam de dois mil, digamos assim, prorrogação depois.

G1 – A droga no começo do livro é relatada como importante fonte de inspiração. Depois, mostra seu sofrimento para manter-se limpo. Qual foi o papel da cocaína na sua vida?
Nasi – Quando voltei a cheirar em 1991, foi um período que eu tinha mais uma vez fracassado em um relacionamento e vivia enfurnado na minha casa fumando [maconha] desde que eu acordava. Depois, fui entender que o estado mórbido e até depressivo não era só pelo fracasso amoroso, ou por dúvidas que naquele momento da profissão e carreira se apresentavam — a década de 90 foi uma decadência, não só pro Ira!, mas pro rock nacional em geral —. Toda aquela maconha me tornava uma pessoa mais fechada. Quando a cocaína veio, eu comecei a discotecar na noite paulistana. E foi um “pó de pirlimpimpim”. Expansão do ego, comunicabilidade. Foi meio que uma cura. Esse foi o grande erro. Na hora que percebi que alterava minha saúde, sanidade, não consegui mais sair. Passava a usar pra viver e viver pra usar. Quando você é jovem, a experimentação vem muito forte. Hoje eu não acredito que a criatividade tenha a ver com o uso de drogas.

Com Skowa em show de blues no Aeroanta, em 1991 (Foto: Arquivo pessoal)Com Skowa em show de blues no Aeroanta, em 1991 (Foto: Arquivo pessoal)

G1 – Não vê mais sentido na expressão ‘Sexo, drogas e rock and roll’? 
Nasi – Existe uma ideia sobre os anos 60 e as drogas que pertencem ao contexto da contracultura. Liberação politica, sexual e ideológica. A droga fez parte do ponche desse momento e de uma inocência muito grande. Hoje temos os estudos sobre as sequelas, e sabemos como funciona o mundo do crime e do tráfico. Nos anos 60 existia razão pra inocência da droga como fator de libertação. Hoje não temos mais o direito. Naquele baseado que você fuma, no pó que você cheira, existe sangue de criança para o produto chegar fresquinho na sua mão. Esse trinômio não faz mais sentido.

G1 – Tem alguma sugestão para um novo trinômio?
Nasi – Sexo, dopamina e rock and roll.

G1 – A quem você credita o final do Ira!? No livro você afirma que o Edgard foi o mentor da separação. Mas não foi um coquetel formado por mulher, traição, cocaína e egos? 
Nasi – Eu acho que todo esse coquetel, sem dúvida, o choque de egos em primeiro plano, e a nossa relação infantilizada. Enquanto o Ira! viveu na clandestinidade e no amadorismo, nós funcionávamos muito bem. Quando a esfinge do sucesso apareceu na nossa frente e disse “decifra-me ou te devoro” começamos a ser devorados. Em 2005, sou chamado pelo meu empresário pra mostrar um e-mail que o Edgard mandou pra ele, quando estávamos nos preparando para fazer o último disco do Ira!, onde o Edgard justifica toda a incapacidade de compor, porque não esquecia o que tinha acontecido há dez anos. Naquele momento, no meio da turnê, reuni a banda no camarim e falei que no final do ano ia embora. O Edgard pediu pelo amor de Deus para eu não sair. Cheguei e falei: ‘ta bom’. Só que já estava decidido que o Ira! precisava de um tempo. Quando eu digo que o Edgard é o mentor, é porque existe um documento, que inclusive é público, chamado Carta de Finalização de Trabalho, escrita pelo meu irmão.Tem trechos dela no livro, e fala que o Edgard já vinha insistindo, desde a década de 90, dizendo “esse é meu último disco, essa é minha a última turnê”, quase como se fosse um exercício de poder. Hoje eu vejo isso porque na hora que eu falei “vamos dar um tempo” ele deveria ter sido o primeiro a falar: “Nasi, você tem razão”.

G1 – A Beatriz [namorada de Edgard em 1994, que tem um relacionamento Nasi na mesma época] foi um drama ressuscitado durante a gravação do Acústico MTV. Mas, pela descrição no livro, ela parece ter sido uma mulher secundária pra você. Se arrepende? Por qual razão decidiu revelar trechos das cartas que ela te enviava na biografia?
Nasi: 
Entreguei o original de todas as cartas ao Mauro Beting e deixei a critério dele escolher trechos para publicar. Expus isso porque poderia parecer uma história que eu estou inventando, supervalorizando. Os trechos escolhidos mostram que não foi uma sacanagem, foi uma fera, aconteceu. E quando a gente se viu brincando de fogo, todos se queimaram. Última vez que o Edgard trouxe isso à tona foi em 2006 num e-mail difamatório, agressivo que ele não teve nem coragem de mandar pra mim. Eu não poderia me arrepender hoje porque estou muito bem do jeito que estou, voltando agora em um relacionamento, que espero que tenha um prosseguimento mais adulto do que tive em toda minha vida. É uma meta minha me relacionar de uma maneira adulta. Eu estaria negando tudo isso. Mas durante muito tempo eu pensei que ela era uma menina muito bacana, que estava realmente apaixonada por mim. Seria uma pessoa legal para ter um relacionamento. Mas eu não tinha condições e nem coragem, essa é a verdade. Eu sabia que se eu chegasse e falasse [pro Edgard]: Olha, ela está se separando de você e nós vamos ficar juntos, seria falar “acabou o Ira!”.

G1 – O livro mostra o seu ego e o do Edgard se digladiando o tempo todo. Mas no final, sua mensagem é positiva para ele, e rancorosa com o André Jung [baterista do Ira!]. Por quê?
Nasi – Eu procuro nem falar muito dele. Eu tenho uma história com o Edgard. Nós saímos da escola praticamente pro mundo musical juntos. Tenho um respeito muito grande por ele como músico, apesar dele viver hoje — e há muito tempo — uma crise criativa, que ele deveria olhar com menos arrogância, ou de uma maneira mais humana, humilde, talvez voltasse pra ele algumas inspirações mais superiores, eu não posso deixar de reconhecer que sempre fui fã dele como músico, antes de ter uma banda. Já tem esse respeito musical que me faz separar a pessoa do artista. Ao artista, eu realmente desejo tudo de bom. É um cara que ainda tem muito pra dar à música brasileira. O cara mais amigo que ele teve na vida fui eu. Eu que levei ele pro Ira! Os Titãs quando demitiram o André, colocaram a culpa nele pela falta de “peso” na banda. É como se um grande clube fosse trazer um jogador da série C pra ser o camisa 10. E eu banquei isso durante muito tempo. Às vezes quando a gente ajuda muito uma pessoa, a gente humilha ela. E pode provocar raiva. Acho que o André tinha algum complexo de inferioridade comigo.

G1 – Um reencontro na formação original, então, seria impossível? 
Nasi – Eu não vejo horizonte pro Ira! voltar. Se em 27 anos a gente não digeriu isso ai, não vai ser agora em dois, três meses. Mas o Edgard, pelo músico que é, eu vejo uma possibilidade hipotética. Mas com o André eu não toco nunca mais. Pela pessoa que ele é e, principalmente, pelo baterista que ele não é.

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Sobre nasioficial

Nasi nasceu Marcos Valadão Rodolfo em 23 de janeiro de 1962 em São Paulo, no bairro da Bela Vista. Filho de Airton Valadão Rodolfo e Egya Scarlato Rodolfo tem um irmão: Airton Valadão Rodolfo Junior (empresário do Ira! desde 1989). Funda em outubro de 1981 o grupo de rock Ira! com o colega de secundário Edgard Scandurra (guitarra) e com o amigo Adilson Fajardo (baixo) para participar do I Festival Punk da PUC. A banda prossegue após show de estréia e Nasi larga a Faculdade de História na Universidade de São Paulo. Em 1983 assina com Ira! contrato com a Warner onde grava, inicialmente, compacto com “Pobre Paulista” e “Gritos na Multidão”. Paralelamente assume a voz do grupo paulistano Voluntários da Pátria onde estréia em LP homônimo, primeiro e único dessa cultuada banda de Art-Rock aonde permanece até o final de 1984. Em 1985 grava o primeiro álbum do Ira! “Mudança de Comportamento” onde segue carreira até os dias de hoje. A partir de 1986 envolveu-se com a cena primordial do rap nacional e no ano seguinte é um dos produtores de “Cultura de Rua” pela Eldorado, primeiro álbum do hip hop brasileiro. Ainda como produtor assina, na seqüência, os primeiros álbuns da dupla Thaíde e DJ Hum (“Pergunte a Quem Conhece” e “Hip Hop na Veia”). Em 1991, após uma série de shows com o Ira! nos EUA, funda a trupe Nasi e os Irmãos do Blues que passaria nas jams sessions no circuito noturno paulistano para uma carreira solo discográfica: 1994: “Uma Noite com Nasi e os Irmãos do Blues; 1996: “Os Brutos Também Amam”; 2000: “O Rei da Cocada Preta”. Durante esses 15 anos, paralelamente ao Ira!, escreve com destaque seu nome no cenário do blues nacional participando de todos os festivais internacionais no Brasil tocando ao lado de lendas do gênero como Pinetop Perkins, Mat “Guitar” Murphy, Roomfull of Blues, Magic Slim, John Hammond, Wilson Picket e outros. Em 2006, após encerrar a bem sucedida turnê do Acústico MTV Ira!, lança o elogiadíssimo “Onde os Anjos Não Ousam Pisar”. Auto – produção sem a grife Irmãos do Blues, que reúne vários convidados e outros gêneros musicais como Rap, Rock, Soul, e Baladas. Solteiro, pai de duas filhas, Nasi mora em São Paulo no bairro do Butantã, é São-Paulino e desenvolve programa de rádio que mistura música e futebol. Nasi posou na seção Eu Queria Ser... da revista MTV, em 2003, como o X-Men Wolverine. Gostou do visual e resolveu adotá-lo, o que lhe rendeu o apelido "Wolverine Valadão" no campeonato Rockgol, além de posar como o personagem na capa de seu recente álbum solo. Em setembro de 2007, depois de brigas com seu irmão e empresário, Airton Rodolfo Junior, e com os demais integrantes do grupo Nasi acabou saindo do Ira! o que acabou levando ao término da banda. Nasi se tornou personagem de desenho animado e foi o protagonista da série "Rockstar Ghost", transmitida pela MTV Brasil. A série conta a história de um caçador de fantasmas, que trabalha na repartição pública AFFFE (Agência Federal de Fiscalização de Fenômenos Espectroplasmáticos), especializada em capturar celebridades musicais já mortas. Os mortos voltam à vida, quando um disco seu é tocado ao contrário. Nasi atuou no filme "Sem Fio" dirigido por Tiaraju Aronovich, no longa-metragem, ele vive o protagonista Castro, viciado em cocaína que é casado com Marisa, uma mulher insatisfeita e entediada com sua rotina de trabalho. Durante uma festa de pré-lançamento do filme Nasi apresentou sua nova banda: Júnior Moreno na bateria, Nivaldo Campobiano na guitarra, André Youssef no teclado e Johnny Boy no baixo. Links: Site oficial: www.nasioficial.com.br
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